Home Música Noticias Literatura Contatto Serviços Pagina 8 Livros Outros...
Cronica e arte

CRONICA E ARTE  CNPJ nº 21.896.431/0001-58 NIRE: 35-8-1391912-5 email cronicaearte@cronicaearte.com Rua São João, 869,  14882-010, Bairro Aparecida Jaboticabal SP
MORRE AOS 91 ANOS O GÊNIO DA MUSICA ITALIANA ENNIO MORRICONE Mentore Conti Mtb 0080415 SP // foto divulgação jornal Il tempo di Roma (foto 1 Ennio Morriconi)e La Republica (foto2 Gianni Morandi e Ennio Moriconi) Jaboticabal, 6 de julho de 2020 Ennio Morriconi, um dos maiores compositores italianos  do século 20, morreu hoje, 6 de julho, em Roma aos 91 anos de idade. Nascido também Em Roma em 1928 Ennio Morriconi fez inúmeras trilhas sonoras para filmes e, junto com Sérgio Leone, trabalhou no filme que revolucionou o Western americano, o filme Por um punhado de dólares (Per un pugno di dollari)  em 1964 (filme lançado nos EUA em 1967). Além de trabalhar em outros filmes de Sérgio Leone como era uma vez a revolução, era uma vez na América e Era Uma Vez no Oeste, também trabalhou em filmes como 1900 (de Bernardo Bertolucci) os Oito Odiados (Quentin Tarantino) A Missão (Roland Joffé), Cinema Paradiso (Giuseppe Tornatore.), além de outros filmes. Suas músicas sempre marcaram o Imaginário do espectador como na cena duelo final de Era Uma Vez no Oeste onde os personagens “o gaita” Charles Bronson e Frank Henry Fonda se enfrentam. Para Ennio Morriconi a música devia ser compreendida não só pela música clássica, mas também pela Música Popular incluindo pop e também o rap, ele fiz arranjos para muitas canções a maior parte delas se tornou clássicos da música italiana Ainda jovem Ennio Morriconi entra para RCA italiana em Roma quando foi chamado por Vincenzo Micocci e Ettore Zeppegno e fez os arranjos para músicas como Sapore di Sale de Gino Paulo Se Telefonando. Morriconi fez também músicas para filmes de Tarantino e venceu o Oscar por sua carreira em 2007. Ennio Morriconi compôs mais de 500 trilhas sonoras. Ele trabalhou ainda com Pier Paolo Pasolini. Antes de Morriconi n RCA italiana existiam arranjadores mas um dos diretores ouviu uma gravação de um arranjo do maestro e perguntando ficou sabendo que era o compositor Morriconi. Vindo da música clássica Morriconi, como disse um dos diretores da empresa, da sede italiana, queria revolucionar também a música pop. Ele tinha uma teoria toda sua para arranjos musicais.  Em uma das entrevistas Morriconi disse que o objetivo era de enriquecer musicalmente cada canção em que trabalhava, mesmo se a letra fosse simples.   As músicas de Ennio Morriconi marcaram assim tanto cinema e os seus arranjos a música ligeira italiana dos anos 60 e 70 e ó Cinema. A pedido de Morriconi os funerais foram realizados de forma privada, ele morreu Lucido. Ele tinha quebrado o fêmur e tinha se hospitalizado para essa recuperação.
“Per Maria, A lei rinnovo l’amore straordinario che ci ha tenuto insieme e che mi dispiace abbandonare. A lei il più doloroso Addio”. Para Maria a ela renovo o amor extraordinário que nos manteve juntos e que tristemente abandono. A ela o mais doloroso Adeus. (do obtuario escrito por E. Morriconi para sua mulher. tradução Mentore Conti)